Com este blog vamos dar a conhecer, a toda a comunidade escolar, factos e curiosidades sobre a Implantação da República, reportagens dos eventos relacionados com a evocação do Centenário da República em Espinho, e concorrer no concurso "O Meu Diário da República", no 2º escalão – 2º e 3º Ciclo.
A bandeira nacional é um símbolo de grande importância e é hasteada em momentos significativos.
Contudo, a criação da actual bandeira nacional não foi pacífica, porque uns referiam que as cores da bandeira deveriam ser azul e branca, como a da Monarquia, e a maioria era da opinião de que a bandeira deveria ter as cores verde e vermelha, que já haviam surgido em anteriores manifestações republicanas.
Finalmente, decidiu-se que a bandeira seria verde e vermelha, tendo no seu centro a esfera armilar, que tem sobreposto, no interior, o escudo com as cinco quinas e os sete castelos.
Prometi-lhes que este blog se iniciaria com algumas opiniões sobre « O Centenário da República» e a verdade é que a Prof. Liliana está a dar uma preciosa ajuda ao postar os videos que eu já vi e vocês devem ver, se possivel com os vossos pais.
A agonia da Coroa Portuguesa e o periodo da 1ª República estão bem explicados nos vários videos que a Senhora Professora pesquisou e pôs ao vosso dispor. Aproveitem para enviarem os vossos próprios trabalhos. E façam comentários, OK?
Um abraço e bom trabalho para todos.
A prof Bibliotecária
Cândida Ribeiro
Nota: Podem entregar os vossos trabalhos na Biblioteca da Escola.
Podem pedir ajuda aos professores de História, ou peçam ajuda a algum professor da biblioteca... tenho a certeza que vais fazer um belo trabalho e ficarás orgulhoso do resultado final.
Em mais um dos meus mergulhos pela web encontrei este vídeo fantástico, e por isso, quero partilha-lo com todos vós. Considero que este vídeo é uma fantástica ferramenta onde podemos aprender um pouco mais.
Vejam este vídeo e deixem o vosso comentário sobre o que acharam dele... Sugiro que procurem outros vídeos sobre a 1ª República e que os partilhem deixando o vosso comentário.
Os meus parabéns à comissão "Centenário República" da Escola EB 2, 3/Sec. Dr. Azevedo Neves, na Damaia (Amadora) que criaram este excelente vídeo.
Numa 1ª postagem aqui no blog falei-lhes de um evento realizado no Centro Multimeios para comemorar a República e aconselhei-os a irem assistir, lembram-se?
A Câmara Municipal de Espinho tem promovido vários eventos sobre a temática da Comemoração do Centenário da República e eu vou falar-vos de dois a que assisti, mas vou aproveitar para felicitar a equipa da Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente e da Senhora Vereadora da Cultura que também estiveram presentes.
Primeiro foi a palestra sobre «O papel das mulheres na República», cuja palestrante Drª Maria Barroso invocou várias mulheres ilustres dessa época e as suas histórias de coragem e cidadania vividas em prol dos direitos de outras mulheres.
Um momento único de alegria e emoção foi o que todos os presentes viveram, nessa tarde, deAbril, no Multimeios.
O outro momento viveu-se igualmente no Multimeios pelas 21h30m do dia 23 de Abril num Serão Repúblicano. No palco estiveram vários ex-alunos e ex-colegas, que se integraram em grupos de teatro, de poesia e música.
Em palco esteve uma cantora lírica de eleição, a Sofia Guedes, minha ex-aluna e amiga, pois vivi de perto muitas etapas do seu crescimento.
Parabéns à Sofia pelos momentos de emoção vividos, quando interpretou «A Portuguesa» e pelo abraço que me deu no intervalo do evento.
Parabéns, também, aos promotores da iniciativa.
Estes eventos ajudam a uma melhor cidadania das pessoas e ao desenvolvimento de uma Democracia mais justa e transparente.
Estejam atentos aos novos eventos que vão ser publicitados
Portugal era uma peça importante no jogo mundial de domínio das colónias. Quando começou a I Grande Guerra, Portugal decidiu participar para defender os seus territórios ultramarinos, da Inglaterra e da Alemanha.
Por outro lado os políticos republicanos portugueses, incapazes de diminuir a instabilidade política e social que se vivia no país, pretendiam ainda consolidar o regime republicano, participando no conflito mundial. Organizou-se o CEP - Corpo Expedicionário Português.
Os soldados portugueses treinavam com a lâmina encaixada para a luta corpo-a-corpo. Mas, nas trincheiras as armas seriam outras: obuses, metralhadoras, gases tóxicos, lança-chamas, aviões de reconhecimento e até os primeiros tanques, dizimaram milhões de almas.
Pedro Filipe Gomes da Rocha, 6º L
Bibliografia: Proença, Maria Cândida. História de Portugal. Da República à União Europeia - Séc XX. Círculo de leitores, 2009.
Sempre que acedem a este blog ouve-se como musica de fundo o Hino Nacional, “A Portuguesa”.
“A Portuguesa” foi composta num período de reacção popular contra os ingleses que queriam dominar as nossas colónias e tinha uma letra ligeiramente diferente da actual. Onde hoje se diz “Contra os Canhões”, dizia-se “Contra os Bretões”, ou seja contra os ingleses.
A BE/CRE pocura ser um espaço activo, dinâmico e inovador. É um espaço de pesquisa privilegiado onde os alunos têm ao dispor vários suportes para satisfazerem a sua curiosidade, desenvolverem a sua cidadania e terem um melhor conhecimento da democracia.
Iremos tentar dar a conhecer aos que nos seguirem, o que se passou em Portugal nos anos de agonia da Coroa Portuguesa e percebermos melhor o que aconteceu, após, a implementação da República, que este ano comemora o seu 1º centenário.
Vários eventos estão a ser publicitados por todo o país e ESPINHO não é excepção.
Hoje, 22 de Abril, pelas 21.30h, no Centro Multimeios de Espinho decorrerá um Sarau Republicano, no âmbito das comemorações do Centenário da República.
Eu vou estar presente e estou muito curiosa... seremos convidados a fazer uma «viagem» através da música, do canto e da poesia que nos levarão ao tempo da 1ª República.
Aparece com os teus pais. Eu estou muito expectante!
Retirei muitos dos elementos deste texto de um convite que recebi do Sr Presidente da Câmara.
Ah! Brevemente publicarei um texto sobre o papel das mulheres na 1ª República , após, ter ouvido a Drª Maria Barroso, também no Multímeio e no âmbito destas comemorações em Espinho.