junho 19, 2010

5 de Outubro de 1910

A Proclamação da República Portuguesa foi o resultado do Golpe de Estado do Partido Republicano, mais conhecido como Revolução de 5 de Outubro de 1910 que naquela data pôs fim à monarquia constitucional em Portugal.
Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com objectivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e as estruturas do PRP (Partido Republicano Português).
A queda da Monarquia já era de esperar. Dois anos antes D. Carlos e D. Luís Filipe foram assassinados por activistas republicanos. O reinado de D. Manuel II tentou harmonizar a vida do país sem sucesso. Foi um reinado fraco e inexperiente. Apesar de o 5 de Outubro não ter sido uma verdadeira revolução popular mas sobretudo um golpe de estado centrado em Lisboa, a nova situação acabou por ser aceite no país.
Seguiu-se um período de Democracia Republicana, com grande instabilidade política, conflitos com a Igreja, mas também grandes progressos na educação pública. Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira Portuguesa. O hino « A Portuguesa », composto por Alfredo Keil tornou-se hino nacional.

Tiago Santos 5º C nº 23

1 Response to 5 de Outubro de 1910

20 de junho de 2010 às 20:12

Tiago:

Apesar de só estares no 5º ano conseguiste fazer uma pesquisa interessante.
Obrigada por teres contribuído para que o nosso blog vá crescendo.
Um abraço
Prof Cândida Ribeiro

Enviar um comentário