junho 11, 2010

Símbolos da República

A Bandeira Nacional
No dia 5 de Outubro de 1910, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, proclamou-se a República. Saíram milhares de pessoas para a rua a festejar, a notícia espalhou-se rapidamente pelo país e a mudança tornou-se um facto consumado.
O governo não perdeu tempo e logo a 15 de Outubro reuniu um grupo de gente com grande prestígio para que elaborasse um projecto de bandeira. Desse grupo faziam parte: o pintor Columbano Bordalo Pinheiro, o jornalista João Chagas, o escritor Abel Acácio de Almeida Botelho, o capitão de artilharia José Afonso Pala e o primeiro-tenente da Marinha António Ladislau Parreira. Naturalmente inspiraram-se nas bandeiras dos centros republicanos e das sociedades secretas que tinham contribuído para o êxito da revolução.

Primeira proposta apresentada pelo grupo
Fonte: Museu da Presidência da República (http://www.museu.presidencia.pt/)

Para justificar os motivos da escolha (a bandeira actual) elaboraram um relatório. Os motivos apresentados, em resumo, baseavam-se no seguinte: o vermelho "cor combativa e quente, é a cor da conquista e do riso. Uma cor cantante, ardente, alegre. Lembra o sangue e incita à vitória"; o verde "cor da esperança e do relâmpago, significa uma mudança representativa na vida do país"; a esfera armilar é o símbolo dos Descobrimentos Portugueses, a fase mais brilhante da nossa História, portanto deve aparecer na bandeira; o escudo com as quinas deve continuar na bandeira como homenagem à bravura e aos feitos dos portugueses que lutaram pela independência; a faixa com sete castelos também deve permanecer porque representa a independência nacional.
O Governo aceitou a proposta mas fez algumas alterações. A nova Bandeira Nacional foi aprovada pelo Governo a 29 de Novembro de 1910 e homologada pela Assembleia Constituinte a 11 de Junho de 1911.

O Hino Nacional

Um hino é um canto de louvor. Na Antiguidade cantavam-se hinos aos deuses.
Quando se implantou a República mudaram os símbolos do País. O projecto da nova bandeira desencadeou grandes discussões e apareceram dezenas de propostas. Quanto ao hino, não houve dúvidas. Toda a gente aprovou a escolha de "A Portuguesa", que já existia e era cantada com fervor em homenagem ao povo português e à História de Portugal. O Hino Nacional tem três estrofes, mas geralmente só se canta a primeira.


Maria Estela, Nº18, 5ºC

4 Response to Símbolos da República

nuno Pinto
14 de junho de 2010 às 10:49

As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique. Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo.
Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: ``Com este sinal, vencerás!''.
Contando as chagas e duplicando por dois as chagas da quina do meio, perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo.
Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
O verde simboliza a esperança. O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.

Graciela
14 de junho de 2010 às 11:03

A bandeira nacional e constituida por a cor vermeho que e uma cor constante e ardente e alegra a lembraça da vitoria , sangue derramado pelos portugues o verde e simbolo de esperança a esfera armilar e simbolo de descobrimentos a fase mais brilhante da nossa historia , o escudo com as quinas na bandeira e a homenegear a bravura e os feitos dos portugueses que lutaram pela dependencia do país e a faixa com as setes castelos representa independencia nacional isto representa a bandeira de portugal ....

14 de junho de 2010 às 12:06

Olá Nuno:

Bela pesquisa mas esqueceste-te de dizer que descodificaste a simbologia dos vários elementos que aparecem na BANDEIRA NACIONAL.
Parabéns pelo teu trabalho e esforço
Prof Cândida Ribeiro

14 de junho de 2010 às 12:40

Graciela:

Gostei de ler a simbologia de todos os elementos da nossa bandeira. Bela pesquisa. É bom conhecer a nossa História para sermos bons cidadãos.
Um abraço
Prof. Cândida Ribeiro

Enviar um comentário