junho 14, 2010

Mocidade Portuguesa

A Mocidade Portuguesa foi criada em 19 de Maio de 1936. Era uma organização juvenil que procurava desenvolver o culto do chefe e o espírito militar, ao serviço do Estado Novo. A ela deveriam pertencer, obrigatoriamente, os jovens dos sete aos catorze anos. Esta Instituição Juvenil encontrava-se dividida por quatro escalões etários: os lusitos (dos 7 aos 10 anos), os infantes (dos 10 aos 14 anos), os vanguardistas (dos 14 aos 17 anos) e os cadetes (dos 17 aos 25 anos). O primeiro Comissário Nacional a dirigir a Mocidade Portuguesa foi Francisco José Nobre Guedes.
Em Dezembro de 1937 formou-se a Mocidade Portuguesa feminina. Os seus objectivos, de acordo com a ideologia do Estado Novo, eram formar uma nova mulher, boa católica, futura mãe e esposa obediente.
Mas, a partir de 1971, a Mocidade Portuguesa foi perdendo importância, sendo extinta após o 25 de Abril de 1974.


Ana Luísa da Costa e Sousa, nº1, 6ºB
Salomé Pinto de Meneses Monteiro, nº28, 6ºB
Professor: Paulo Caldeira

5 Response to Mocidade Portuguesa

14 de junho de 2010 às 12:55

Queridas alunas

Quando li o vosso trabalho voltei aos meus tempos de menina da vossa idade,quando frequentava o Liceu nacional da Guarda.
Lembro-me bem da sainha castanha e blusa verde da Mocidade Portuguesa.
Nunca pertenci ao Movimento nem usei a farda mas muitas amigas minhas integraram este movimento. Não me lembro bem mas penso que as dificuldades económicas não permitiram aos meus pais comprar a farda.
O grupo reunia às quartas-feiras à tarde e praticavam vários desportos e outras actividades.
Já lá vão muitos anos e vocês fizeram-me sentir saudades da minha meninice e da minha terra natal.
Um abraço enorme
Prof. Cândida Ribeiro

22 de junho de 2010 às 21:16

Obrigada pela atenção e pelas curiosidades!
Ainda bem que apreciou o trabalho!
Beijinho da Ana e da Salomé

22 de junho de 2010 às 21:47

Queridas alunas:

Vocês sabem como sempre apreciei os trabalhos dos alunos.
Quanto às curiosidades sabem também como é bom partilhá-las com os alunos. Esta da Mocidade Portuguesa faz parte de um periodo que eu não gostava de voltar a viver,pois Ditaduras nunca mais. Vocês que estudaram este periodo da História devem saber porquê.
Obrigada pela vossa participação no blog.
Um abraço apertadinho.
Prof. Cândida Ribeiro

Anónimo
30 de junho de 2010 às 10:37

Professora Cândida:

A Sra. diz "ditadura nunca mais" mas não vivemos todos na pior ditadura possivel?
A ditadura dos partidos, da clientelismo politico, da corrupção.
Salazar pode ter tido muitos defeitos, mas era honesto, patriota e justo.
Cumprimentos

Jose Oliveira

1 de julho de 2010 às 00:13

Sr José Oliveira:
Partilhando a sua opinião sobre os partidos confesso que a palavra Ditadura me assusta e não gostaria de voltar a viver em nenhuma nem de direita nem de esquerda.
A liberdade de expressão e pensamento são-me muito caras.
O momento político actual entristece-me imenso também.
Cumprimentos
Prof. Cândida Ribeiro

Enviar um comentário