junho 18, 2010

Implantação da República

Nos últimos tempos do séc. XIX, o desagrado da população aumentava. Para conseguir pagar as obras públicas o governo aumentou os impostos, contraiu dividas e o custo de vida aumentou.
Na Europa, o interesse pelos territórios de África aumentava, pois tinha muito interesse explorá-la, pois tinha em abundância algodão, café, ouro e diamantes. Tendo os portugueses começado a fazer viagens de exploração ao interior de África, os países mais industrializados procuraram assegurar a posse de vários territórios em África, tendo se reunido na conferência de Berlim, para decidir quem ocupava cada um dos territórios em África.
Portugal não se deixou ficar e apresentou o “Mapa cor-de-rosa” no qual exigia os territórios situados entre Angola e Moçambique.
Em 1890, a Inglaterra, que nunca tinha aceitado o mapa cor-de-rosa, apresentou ao rei D. Carlos I o seguinte ultimato: “ou os portugueses desocupavam os territórios entre Angola e Moçambique ou o governo inglês declarava guerra a Portugal”.
Para grande tristeza da população, Portugal aceitou o Ultimato.
Num clima de descontentamento entre a população, as ideias republicanas foram ganhando cada vez mais adeptos, que defendiam que à frente do poder deveria estar um presidente e não um rei. Assim se formou o Partido Republicano.
Em 31 de Janeiro de 1891, deu-se no Porto a primeira revolta armada contra a monarquia. No dia 1 de Fevereiro de 1908, ocorreu o regicídio, onde foram mortos o rei D. Carlos I e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe.
A Revolução Republicana, começou na madrugada de 4 de Outubro de 1910, em Lisboa.
O exército que defendia o rei não se conseguiu organizar e os Republicanos venceram.
Na manhã do dia 5 de Outubro de 1910, vários dirigentes do Partido Republicano, proclamaram, na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, a Implantação da República.

Fontes: http://sol.sapo.pt/blogs/olindagil/archive/2008/04/06/O-FIM-DA-MONARQUIA-E-A-IMPLANTA_C700C300_O-DA-REP_DA00_BLICA.aspx

André Miranda nº2 8ºC

NOTA: Obrigada Professora Josefina pela a sua ajuda na revisão destes trabalhos.

1 Response to Implantação da República

20 de junho de 2010 às 20:06

André:
Belo texto explicativo de uma monarquia moribunda e acontecimentos que antecederam a implantação da República.
Obrigada por teres ajudado a enriquecer o nosso blog.
Um abraço da
Prof. Cândida

Enviar um comentário