maio 14, 2010

As mulheres na 1ª República


Espinho tem vivido intensamente a comemoração do Centenário da República Portuguesa.
A inauguração não podia ter sido mais auspiciosa, quer pelo tema desenvolvido «As mulheres na 1ª República», quer pela Palestrante convidada para desenvolver o tema a Drª Maria de Jesus Barroso.
No dia 5 de Março pelas 17h, na sala Tempus do Centro Multimeios, completamente cheia, a Palestrante falou de uma forma efusiva e com muita alegria das mulheres que se distinguiram durante a 1ª República.
Nomes, como por exemplo, os de Ana de Castro Osório, Adelaide Cadete, Carolina Beatriz Ângelo e Maria Veleda destacaram-se intelectualmente ao defenderem a educação para as mulheres, o direito ao voto e ao lutarem pelos direitos de cidadania, embora a República não lhos tenha conferido plenamente.
A Drª Maria Barroso referiu-se a estas mulheres de uma forma cativante e com muita alegria. Todos os presentes se sentiram contagiados pela vivacidade da Palestrante.
No evento a música também marcou presença de uma forma muito bonita. Parabéns ao Grupo de Percussão da Escola Profissional de Música e ao Coro da Universidade Sénior de Espinho que também actuou.
Também presentes estiveram o Sr Presidente da Câmara, a Srª Vereadora da Cultura e o Presidente da Assembleia Municipal.
Um fim de tarde imperdível em que o nosso grupo deu por bem empregue o tempo que ali passou.
Parabéns aos promotores desta iniciativa na nossa cidade de Espinho.


Um grupo de alunos e a professora de História




1 Response to As mulheres na 1ª República

15 de maio de 2010 às 00:49

O filme aqui publicado mostra que esta Inauguração foi muito bem conseguida e teve toda a sua "Pompa e Circunstância"... Parabéns pelo evento e pela pertinência do tema logo no inicio destas comemorações.

Enviar um comentário