Falhei-lhes num dos meus textos aqui postados que a agonia da Monarquia e a passagem para a República seria objecto das nossas pesquisas para o blog, não foi?
Ora, é exactamente sobre o primeiro ponto que lhes quero falar hoje.
Em 2008 comemorou-se o centenário da morte do rei D. Carlos. Nós na Biblioteca da nossa Escola e em ligação com os alunos que eram habituais frequentadores e organizámos uma exposição no Polivalente, sobre os acontecimentos e intervenientes dos acontecimentos dessa época.
A Monarquia agonizava, por várias razões e, delas ouvirás falar nas aulas de História. A morte do Rei e do Príncipe herdeiro, Luís Filipe, veio abrir caminho mais rapidamente para a queda da Monarquia para dar lugar a um novo regime - A República, cujo centenário estamos a comemorar este ano.
Para a exposição do Centenário da morte do Rei D. Carlos, durante vários meses um grupo de alunos fez uma recolha de recortes publicados na imprensa. Mais tarde, com o material pesquisado, montámos uma bonita exposição para ser visitada pelos alunos de História, em particular e, a comunidade educativa em geral.
Foi um êxito e eu como professora Bibliotecária fiquei muito orgulhosa do trabalho e dos alunos.
Vê as fotografias.
Faz um comentário.
Este ano como sabes comemora-se o centenário da República Portuguesa e estamos também a recolher material da imprensa sobre o novo regime- A República.
Quem sabe se mais tarde dependendo do teu empenho, poderemos também fazer uma exposição?
Participa na recolha de materiais e leva-os à BE/CRE.
Colabora!
A Prof. Bibliotecária, mas sobretudo tua amiga
Cândida Ribeiro
No Response to "Centenário da morte do rei D. Carlos"
Enviar um comentário