maio 14, 2010

O Caminho de ferro em Espinho

Muitas eram as pessoas que vinham a Espinho passar o Verão, vinham “a banhos”. Vinham muitas pessoas influentes nos meios políticos lisboetas e que mostravam atenção e carinho por Espinho.
Assim não devemos estranhar o facto de em 1870, o Engenheiro José Coelho Bandeira de Melo, ter oferecido à então, Câmara da Vila da Feira, a primeira planta topográfica da praia de Espinho incluída no" Plano de melhoramentos da praia de Espinho". O seu traçado cortava a povoação no sentido Norte - Sul, subordinando a malha urbana à construção do Caminho – de - ferro, propiciando a marcação de ruas no mesmo sentido e paralelas ao mar. Estas eram cortadas em ângulo recto por outras perpendiculares.
Em 1870 é inaugurado o apeadeiro de Espinho e cerca de cinco anos mais tarde, era inaugurada a Estação. O comboio trouxe o progresso, alargou os horizontes, transportava viajantes, mercadorias, permitiu às fábricas escoarem os seus produtos, foi o veículo privilegiado, por onde circulavam velozes, as notícias e as novidades...
A construção da linha do Caminho – de - ferro, deve muito ao empenho da Indústria Conserveira, essencialmente da Fábrica "Brandão Gomes & C.a, L.da."


Visitas da Família Real a Espinho/ Passagens em Espinho

15 de Setembro de 1903
A Carruagem Real efectuou paragem de minutos em Espinho, nela viajava o Rei D. Carlos acompanhado pelo Infante D. Afonso. Os membros da Câmara Municipal, o Administrador do Concelho, o Governador Civil e muito povo, aguardaram na gare a sua passagem.

Novembro de 1908
A Carruagem Real efectuou paragem de minutos em Espinho, nela viajava Rainha D. Amélia. O Presidente da Câmara pediu autorização para a entrada da Rainha D. Amélia na gare de Caminho-de-ferro para a população a saudar.

23 de Novembro de 1908
O Rei D. Manuel II chega a Espinho na manhã do memorável dia 23 de Novembro de 1908, sendo recebido por diversas pessoas entusiasticamente.
O Rei D. Manuel II foi recebido por Henrique Pinto Alves Brandão, Presidente da Câmara. Em Espinho, o Rei visitou a Fábrica de Conservas, Brandão Gomes e almoçou na Assembleia de Espinho.

Inaugurou o troço da Linha de Caminho de Ferro do Vale do Vouga.
Espinho preparou-se para a visita do Rei. Embandeiraram-se as ruas de Espinho, procederam-se a melhoramentos das ruas pelas quais iria passar, prolongou-se a Rua do Cruzeiro (actual Rua 2).
Efectuaram-se outras passagens da Família Real por Espinho, que não receberam a mesma atenção das referidas.

Sabem o que foi o almoço nesse dia?
MENU 

Consomé a Ia Royale
Patés de foie-gras a Ia Périgord
Coeur de filet a Ia gastronome
Chaud-froid de perdreaux a Ia diplomate
Pintades rôties au cresson
Salade russe 

Entremets
Glace a Ia crême, aux noisets pratinées 

Dessert
Gelée au rnarasquin, charlotte russe au café, fruits et bonbons divers, patisserie sortie

Vins
Collares, Aguieira, Madère, Porto, Moêt et Chandon, Anadia Café

Informação retirada do blog: http://ame-arquivomunicipalespinho.blogspot.com/, no dia 14 de Maio de 2010

No Response to "O Caminho de ferro em Espinho"

Enviar um comentário